De todas as coisas diferentes que minha organização poderia fazer no campo da sustentabilidade, onde devemos concentrar nossa atenção? Este artigo procura oferecer algumas respostas a essa pergunta – porque uma estratégia de sustentabilidade – se caracteriza sobretudo, pela priorização de ações para concentrar investimento e gerar resultados.

Por que a minha empresa precisa de uma estratégia de sustentabilidade?

Porque ela fornece uma estrutura que favorece:

  • A unidade de visão sobre sustentabilidade e sua relação com a empresa;
  • A definição da proposta de valor da sustentabilidade para o negócio;
  • A elaboração de diretrizes e de roadmap que leve a empresa aos resultados esperados;
  • Alocação de recursos em projetos que geram valor para o negócio e para a sociedade;
  • A coerência e a constância na execução das ações;
  • O monitoramento e avaliação do desempenho com reporte às partes interessadas.

Você está desenvolvendo sua primeira estratégia de sustentabilidade, ou atualizando uma já existente? A seguir são apresentadas algumas ponderações, fruto da minha prática profissional na relação com os clientes, que tem como objetivo enfatizar pontos chave, esclarecer principais dúvidas observadas e simplificar aspectos que podem se mostrar confusos no desdobramento deste processo.

  1. Olhar para a Visão, Missão, Valores

A visão, a missão e os valores devem indicar a direção em que a organização está e que tipo de mundo que ela quer criar. A questão deve ser: como um negócio responsável pode acelerar a conquista da nossa visão e missão? Isso pode iluminar as áreas exatas que são estrategicamente mais importantes para a empresa.

  1. Materialidade: identificando os problemas que realmente importam

Nenhuma empresa pode endereçar todas as questões de sustentabilidade. A materialidade, fornece o raciocínio de porque alguns tópicos serão abordados e outros não. Seu verdadeiro valor é definir as prioridades para o negócio. Apesar de comumente ser tratada apenas como um das etapas metodológicas para a elaboração do Relatório de Sustentabilidade.

  1. Priorizando efetivamente

Um dos erros comuns é pensar que a estratégia de sustentabilidade deve ser a soma de todas as atividades que o negócio está fazendo. Na verdade, a boa estratégia exige um processo de tomada de decisão implacável para dar continuidade em algumas atividades, reduzir a escala ou encerrar outras e começar novas. Uma boa estratégia precisa ter uma hierarquia, foco e alvos claros.

  1. Diferença entre atividades e estratégia
  • Atividades: são uma série de iniciativas, desenvolvidas por diferentes áreas, sem um eixo de articulação entre si e definição clara de resultados para a organização.
  • Estratégia são as prioridades acordadas que fazem parte de um plano de sustentabilidade de longo prazo, onde os resultados a serem alcançados são avaliados e reportados por meio dados de desempenho.

Diferença entre: meta, indicador de gestão e de indicador de resultado financeiro

Exemplo

 

 

 5. Características de uma boa meta de sustentabilidade

  • Significativa – os objetivos devem mensurar a melhoria do desempenho durante um período de tempo especificado.
  • Material – as metas devem estar vinculadas às principais estratégias e áreas de impacto do negócio.
  • Completa – as metas devem abranger os aspectos sociais, impactos ambientais e econômicos do negócio.
  • Consistente – as metas devem permanecer relativamente consistentes ao longo do tempo, para que as partes interessadas internas e externas possam avaliar como o desempenho está mudando ano-a-ano.
  • Prazos – podem-se estabelecer metas de longo prazo, com objetivos que contenham metas de curto prazo. Exemplo: “Até 2020 comprar 100% de matérias-primas agrícolas de fontes sustentáveis: 10% até 2010; 30% até 2012; 50% até 2015; 100% até 2020”
  • Ambiciosa – as metas devem indicar uma ambição séria que oriente a busca de um desempenho efetivo. Acima de tudo, as empresas precisam evitar promessas vagas que não são possíveis de medir e nem reportar.

 

Pode ocorrer de não se atingir a meta almejada. Desde que a empresa seja sincera e transparente (explicando claramente por que não foi alcançada e o que planeja fazer em seguida), as partes interessadas geralmente demonstram boa vontade com a organização por ter tentado algo ambicioso.

6. Características de um bom indicador

  • Acessível – as medidas de desempenho devem ser facilmente entendidas e interpretadas por todas as partes interessadas.
  • Relevante – fazer sentido para os gerentes da empresa, conciliando dados existentes nos sistemas e que refletem medidas de desempenho dos negócios.
  • Responsável – refletir as principais preocupações das partes interessadas que são consideradas relevantes ao negócio.
  • Comparáveis – refletir medidas que são reconhecidas e significativas para o setor em que uma empresa opera e com o desempenho da organização ao longo do tempo.

7. Como garantir a compra interna da sustentabilidade

  • Desenvolver uma estratégia de sustentabilidade é um momento para construir o consenso da alta administração com os gestores. Processo que pode ser demorado, mas é essencial. Os gerentes precisam assumir a responsabilidade pela entrega de diferentes objetivos para coordenar as ações entre equipes funcionais.
  • Sem a compra interna da sustentabilidade pela empresa, a estratégia de sustentabilidade não pode ser verdadeiramente eficaz, porque comumente as suas iniciativas estão articuladas e possuem interface com as diferentes áreas do negócio.
  • Na nossa experiência, a forma mais eficaz de garantir o buy-in é atrelar e comunicar a sustentabilidade como alavancas de valor para o negócio. Que na maioria das vezes, significa contribuir diretamente para os aspectos abaixo:
  • Melhorar a margem – poder de precificação, redução de custos, atração e retenção de talentos, incentivos fiscais, cofinancimento.
  • Aumentar o faturamento – participação no mercado, entrada em novos mercados.
  • Melhorar a avaliação – preço da ação, gestão de risco, acesso a capital.

8. A implementação da estratégia

Existem vários meios diferentes pelos quais uma estratégia pode ser implementada em negócios e processos. A seguir o resumo de algumas considerações importantes.

  • Inspiração e qualificação – Comunicar de forma clara e criativa uma forte estratégia de sustentabilidade, pode ser uma poderosa ferramenta para se conectar com os colaboradores no nível racional e emocional. Os funcionários precisam entender como a sustentabilidade afetará o dia-a-dia do seu trabalho. Consultá-los sobre seus pontos de vista é um precursor útil para uma implementação efetiva. Em um nível mais técnico, os gerentes e profissionais responsáveis ​​pela execução das ações e reporte dos dados precisam receber orientação, ferramentas e suporte para fazê-lo com consistência, precisão e dentro dos prazos acordados.
  • Governança – um sistema formal de responsabilização deve ser posto em prática para supervisionar a estratégia, analisar o seu desempenho e propor mudanças quando necessárias.
  • Resiliência para o futuro – a visão do contexto onde a empresa opera, de suas partes interessadas e a compreensão de tendências facilitam identificar as prioridades certas para um cenário futuro. No entanto, as estratégias são revisadas e atualizadas porque os ambientes mudam, as expectativas avançam e emergem novas oportunidades.

Espero muito que essas considerações, em alguma medida, contribuam na sua jornada para tornar a sustentabilidade mais amigável, impactante e lucrativa para sua organização. Desenvolver uma estratégia de sustentabilidade não precisa ser um processo complexo. No entanto, ela precisa criar valor real. Caso contrário, corre o risco de ser cortada em tempos difíceis. Sobretudo, a boa estratégia deve se alinhar ao negócio – não ser um fardo para a empresa.

Em última análise, acredito que a estratégia de sustentabilidade visa potencializar os negócios para que possam ser bem sucedidos. Isso significa, tanto a sustentação financeira, como também, a compreensão de um propósito além do lucro. Se de alguma forma pudermos te ajudar nesse processo, entre em contato.

 

Simone Faustini é professora, escritora e atua na Nexus Consultoria, assessorando as empresas a promover relações sustentáveis entre sociedade, meio ambiente e negócios. www.nexusconsuloria.com

 

 

Escrito por Nexus