No campo do investimento social privado, não é apenas o valor da contribuição que importa, mas o impacto que os programas têm sobre as causas, comunidades e as pessoas.

Saber ser mais eficaz no campo da ação social é especialmente atraente para as empresas, porque elas estão enfrentando crescentes pressões de clientes, consumidores, investidores e organizações não governamentais para demostrar o seu resultado positivo para a sociedade.

QUAIS ATIVOS PODEM SER COLOCADOS A FAVOR DE CAUSAS RELEVANTES?

As empresas possuem ativos potenciais que podem colocar à disposição para resolver problemas socioambientais que enfrentamos, e isso não significa necessariamente um orçamento mais robusto, observe abaixo:

  • Incentivos fiscais para cultura, esporte, crianças e adolescentes, inovação, áudio visual, atenção à oncologia;
  • Habilidades e conhecimento de sua força de trabalho;
  • Influência como empregadores para defender causas das comunidades locais;
  • Alcance para compartilhar práticas ou reunir diferentes grupos para resolver problemas de forma colaborativa;
  • Espaço físico e infraestrutura ociosa ou materiais que não tem mais uso direto na produção;
  • Áreas de proteção à natureza sob os cuidados da empresa;
  • Produtos, serviços, tecnologias e modelos de negócios.

Este artigo explora as atuais tendências e introduz quatro rotas estratégicas para se obter a ampliação do impacto dos programas socioambientais que empresas de qualquer setor e porte podem se beneficiar. No entanto, seguir qualquer rota significa também estar preparado para enfrentar alguns desafios que surgem no caminho.

ENTÃO, COMO AS EMPRESAS AVANÇAM PARA OBTER MAIOR IMPACTO?

Há quatro questões-chave que orientam a construção de uma estratégia de investimento social e podem elevar a contribuição da empresa de bom para ótimo. A sua reflexão ocorre de maneira sistêmica, complementar e articulada, embora abaixo estejam descritas de maneira sequencial.

  • Quais os problemas sobre os quais vamos nos posicionar para fazer uma diferença significativa? (Definição da causa)
  • Onde há maior alinhamento entre necessidades socioambientais e as habilidades, capacidades e ativos do negócio? (Integração com o negócio)
  • Como podemos descrever essa causa em um idioma de fácil entendimento para nossas partes interessadas? (Afirmação do propósito)
  • Com quem podemos trabalhar em colaboração para gerar uma mudança em escala? (Colaboração)

QUAIS SÃO AS 4 ROTAS PARA AMPLIAR A EFICÁCIA DO INVESTIMENTO SOCIAL?

 As quatro rotas oferecem maneiras de ajudar as empresas a desenvolverem estratégias eficazes que entregam resultados expressivos para a sociedade. É possível ao longo da sua trajetória, adotar uma rota para complementar o trabalho existente ou uma combinação delas conforme se observe a abertura e os ganhos na sua utilização.

 ROTA 1. DEFINIÇÃO DA CAUSA

As empresas que definem o foco socioambiental para direcionar o seu investimento facilitam a criação de resultados tangíveis e mensuráveis para públicos específicos em determinadas regiões ou territórios estabelecidos.

A definição de causa especifica o problema socioambiental, a forma como a empresa compromete-se a promover solução, quais resultados pretende alcançar e para qual grupo de pessoas.

 

ROTA 2. INTEGRAÇÃO COM O NEGÓCIO

As empresas podem inovar para oferecer soluções que alcancem resultados comerciais e sociais conjuntos por meio de novos produtos, serviços ou modelos de negócios.

A integração com o negócio ocorre quando não se percebe a distinção onde a estratégia da empresa termina e começa a estratégia de investimento social. Essa sinergia cria uma situação onde há o aproveitando máximo de uma gama de ativos disponíveis.

 

ROTA 3. AFIRMAÇÃO DO PROPÓSITO

As empresas que consolidam estrategicamente uma variedade de programas direcionados sobre uma determinada causa ou impacto que se quer promover, criam um ponto focal para seus funcionários e uma narrativa clara para envolver as partes interessadas.

Afirmação do propósito tem origem na clareza e na consistência da mensagem quanto ao principal objetivo do investimento social da empresa.

ROTA 4. COLABORAÇÃO

As empresas podem ampliar o alcance e a profundidade de seu impacto trabalhando em parceria dentro e fora de seu setor. Combinar e reunir recursos, forças e competências com organizações privadas, públicas e do terceiro setor.

Colaboração é quando um objetivo comum une parceiros para entregar resultados que são maiores do que qualquer parceiro poderia promover sozinho. Isso é alcançado através de acesso a habilidades, recursos e ideias que se tornam visíveis quando se trabalha em conjunto.

MUDANÇAS QUE TRAZEM NOVAS FORMAS DE INTERAGIR COM A COMUNIDADE

 A mudança tecnológica tem transformado os negócios, assim como as novas tecnologias de comunicação redefiniram a forma como as marcas se relacionam com seus públicos.

Há também novas maneiras de interagir com as comunidades, e com ela, um novo nível de escrutínio e expectativa sobre como as empresas alocam recursos e geram resultados para os desafios socioambientais que se tornaram mais complexos.

Nas últimas décadas o olhar mudou, de apenas comparar o valor anual investido em ações sociais, para o impacto que os programas alcançam, tanto para a empresa quanto para a sociedade.

Contudo, algumas empresas têm sido mais bem-sucedidas no desenvolvimento das suas estratégias, elevando o seu investimento social do conceito de bom para ótimo. O papel da Nexus é apoiar é apoiar a empresa a enfrentar os desafios que melhoram seu desempenho.

Simone Faustini é consultora, professora, escritora e mentora em sustentabilidade. Atua na Nexus Consultoria, assessorando empresas a promover relações mais humanas e sustentáveis entre sociedade, natureza e negócios.

 

Escrito por Nexus