Os negócios têm o poder de moldar o futuro, podem melhorar a maneira como vivemos e criar um crescimento bom para todos. Em uma sociedade saudável, as empresas e as pessoas prosperam. O que significa que negócios responsáveis ​​não são uma escolha – são imperativos de um ambiente sustentável. Os ODS continuam a ser uma oportunidade sem precedentes para as empresas ao considerar como podem apoiar e beneficiar-se da manutenção desse ambiente.

O 4º Relatório Anual Global Analysis of Corporate Action, pesquisa que avalia como as 240 maiores empresas do mundo estão envolvidas com os ODS, indicam que muitos continuam simplesmente estabelecendo uma correlação simplista ao mapear superficialmente as suas atividades aos 17 ODS. Poucos abraçaram a lógica e o business case por trás dos Objetivos, ou os incorporou em sua estratégia e operações como uma maneira de apoiar seu próprio crescimento a longo prazo.

Para as empresas fazerem isso, precisam perguntar: ‘Como os ODS podem contribuir de maneira tangível para os meus negócios?” Isso requer um entendimento abrangente dos riscos associados aos atuais ambientes operacionais e comerciais, bem como, as oportunidades relacionadas à criação do futuro que os ODS aspiram.

No entanto, enquanto 73% das 240 principais empresas realizam a correlação superficial das suas iniciativas com os ODS, apenas 16% avaliaram explicitamente a implicação dos Objetivos Globais em questões materiais da empresa, isso é, como geram impactos negativos através das suas operações, cadeia produtiva, atividades, produtos e serviços que geram os principais problemas socioambientais da atualidade.

Além disso, embora 60% acreditem que estão gerando impacto positivo, apenas uma em cada cinco empresas (18%), realmente mensuram como estão gerando uma contribuição significativa para o alcance das Metas.

E 46% das empresas consideram a ausência de uma lógica clara entre ODS e negócios a maior barreira dentro as suas organizações. Apenas 10% estão se adaptando ou criando novos produtos, serviços ou modelos para apoiar os ODS.

 

COMO OS ODS PODEM INDICAR OPORTUNIDADES RELEVANTES PARA OS NEGÓCIOS?

Para facilitar esse processo há reflexões estruturadas que podem auxiliar a empresa a identificar oportunidades relevantes de contribuição para a sociedade, enquanto desenham oportunidades de negócios inovadores e sustentáveis para o futuro.

  1. COMPREENDER

Identificar ODS específicos para o qual contribui através de qualquer uma das seguintes abordagens: prioridades alinhadas a produção, produtos ou serviços; responsabilidade social corporativa e investimento social privado.

  • Quais objetivos têm maior impacto – positivos e negativos – em aspectos materiais e em nossa estratégia de negócios?
  • Quais objetivos influenciam diretamente nosso relacionamento com as principais partes interessadas?
  • Que oportunidades comerciais ou de inovação cada um dos Objetivos possibilitam aos nossos negócios.

 

  1. AGIR

Desenvolver estratégias, programas, produtos, serviços ou novos modelos de produção e/ou negócios especificamente para atender às ODS.

  • O que podemos fazer em toda a nossa cadeia de suprimentos, produtos serviços que proporcionam crescimento ao nosso negócio e apoiam o alcance do Objetivos?
  • Que novos compromissos ou iniciativas poderíamos introduzir para capitalizar as oportunidades apresentadas pelos ODS?
  • Como diretrizes e regulamentos governamentais são desenvolvidos para apoiar os ODS e como afetarão as operações existentes ou expectativas das partes interessadas?
  1. MENSURAR

Defini KPIs, estabelecer indicadores de impacto e comunicar o progresso em direção as Metas Globais.

  • Quais evidências precisamos demonstrar para os nossos públicos de interesse avaliar nosso desempenho em relação aos ODS?
  • Como vamos medir e comunicar o progresso em relação as Metas?
  • Como podemos integrar essas medidas de desempenho em nossas métricas mais amplas de negócios?
  1. ENGAJAR
  • Envolver partes interessadas internas ao negócio ou em sua cadeia de suprimentos, especificamente em ações para apoiar os ODS.
  • Como podemos envolver todas as funções em diferentes níveis do negócio?
  • Como criamos programas e ações que para envolver colegas, clientes e partes interessadas de maneira significativa?
  • Que novas parcerias com empresas, organizações sem fins lucrativos e governos poderíamos realizar em direção aos nossos Objetivos?

 QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS APRENDIZADOS?

Embora seja um bom primeiro passo, precisamos ir além de tentar demonstrar como as atividades da empresa se vinculam positivamente aos 17 Objetivos Globais. Também é necessário ter coragem para fazer perguntas difíceis. “Quais são os grandes impactos socioambientais gerados pela empresa e que contribuem negativamente para os desafios que os ODS buscam superar?” Fazer a análise retrospectiva, isso é – conectar o que já fazemos com os ODS – pode limitar a visão prospectiva – o que ainda pode ser feito?

Apesar dos US $ 12 trilhões em oportunidades de mercado estabelecidos no Better Business Better World Relatório do BSCD relacionadas aos ODS, as empresas encontram dificuldade para estabelecer uma lógica clara com as oportunidades dos negócios.

Para superar esta dificuldade precisam ampliar esta discussão para além do círculo habitual de profissionais de sustentabilidade, envolvendo executivos e profissionais de nível interfuncional, áreas comerciais e de inovação para que possam focalizar questões de importância estratégicas e priorizar criticamente o que precisa se traduzir em ações: produtos, serviços, tecnologias, uso de materiais, novos modelos de produção e de negócios para atender especificamente aos ODS

Enquanto os 17 Objetivos Globais são sustentadas por 169 metas e 232 indicadores que medem o progresso em relação às metas, uma grande proporção dos indicadores de desempenho foram projetados para formuladores de políticas em nível nacional. Às empresas cabe um trabalho adicional para abordar as lacunas nesse espaço. Isso significa estruturar KPIs relevantes à estratégia de negócios e indicadores de impacto positivo, que ajudam a avaliar o desempenho em direção ao desenvolvimento sustentável.

Desenvolver um business case com indicadores de desempenho e de impacto positivo é um fator que contribui diretamente para ampliar o engajamento interno. No entanto, a colaboração externa entre empresas e associações do mesmo setor, entidades sociais e governos podem desencadear mudanças significativas em direção a desafios comuns.

Os US$ 12 trilhões disponíveis em novas oportunidades de mercado serão usufruídos pelas empresas que veem os ODS não apenas como uma estrutura para relatórios de sustentabilidade, mas também, como uma atrativa proposta de crescimento de negócios.

Simone Faustini é consultora, professora, escritora e mentora em sustentabilidade. Atua na Nexus Consultoria, assessorando as empresas à promover relações mais humanas sustentáveis entre sociedade, negócios e a natureza

Fontes:

  • Corporate Citizenship. Annual Review of Progress on the Global Goals 2018
  • Corporate Citizenship. Global Analysis of Corporate Action.
  • Business & Sustainable Development Commission. The Better Business Better World
Escrito por Nexus